Explorando a Complexidade das Doenças Neurológicas
Gliomas
Tumores cerebrais que surgem nas células gliais, variando de baixo a alto grau. O tratamento depende do tipo e localização do tumor.
Metástases Cerebrais
Tumores secundários no cérebro originados de outras partes do corpo. Exigem abordagens terapêuticas específicas para controlar a disseminação.
Schwannomas
Tumores benignos que se desenvolvem nas células de Schwann dos nervos periféricos. Frequentemente associados com a audição e o equilíbrio.
Meningiomas
Tumores geralmente benignos que crescem nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Podem variar em tamanho e sintomas.
Tumores de Hipófise
Crescimentos na glândula pituitária que podem afetar hormônios corporais. Muitos são benignos, mas podem necessitar de tratamento para regular os hormônios.
Cistos Epidermoides
Crescimentos benignos de tecido epitelial no cérebro ou na coluna. Podem causar sintomas se pressionarem estruturas cerebrais importantes.
Cordomas
Tumores raros e geralmente malignos que se formam ao longo da coluna vertebral. São conhecidos por serem desafiadores de tratar devido à sua localização.
Glomus de Jugular
Tumores que se formam nas células do glomus jugular, perto dos nervos e vasos sanguíneos do ouvido. Podem afetar a audição e o equilíbrio.
Neurocitomas
Tumores raros e geralmente benignos do sistema nervoso central. Podem ocorrer no cérebro ou na medula espinhal e variam em comportamento.
Nevralgia do Trigêmeo
Condição dolorosa que afeta o nervo trigêmeo, causando dor intensa e súbita na face. Tratamento visa aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida.